SINDHOSPI e IASPI discutem pagamento de prestadores de serviços de saúde durante audiência
Estado garante manutenção da forma de pagamento acordada.

Representantes do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi), o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi), Ministério Público do Estado do Piauí, Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí, e Ministério Público Federal, estiveram em audiência na Justiça Federal, nesta terça-feira (25) para alinhar a manutenção do pagamento dos prestadores de serviços de saúde, bem como garantir o repasse dos descontos feitos em folha dos servidores do estado para o Iaspi. A audiência foi presidida pela Dra. Marina Cavalcanti.

De acordo com o procurador jurídico do SINDHOSPI, Thiago Brandim, o Estado vai manter o compromisso de efetivar o pagamento dos prestadores de saúde, no prazo de até 60 dias após a entrega da nota referente ao mês de competência, medida que já vem sendo cumprida. Tendo sido acordado que no prazo de 20 (vinte) dias úteis a Secretaria de Fazenda do Estado Irá juntar aos autos relatório detalhado dos valores repassados ao IASPI/PLAMTA no ano de 2020, bem como o aporte efetivamente transferido pelo estado ao órgão, levando em conta os valores descontados dos servidores do estado. "A medida é para comprovar que o valor descontado efetivamente foi encaminhado ao IASPI, para que ele permaneça superavitário e, consequentemente, mantenha o pagamento dos prestadores em dia. Com isso, ficará assegurado também os serviços de saúde aos usuários do plano", explica o advogado.

Durante a audiência virtual, o SINDHOSPI também sugeriu a apresentação do plano atuarial do órgão para avaliar se o ticket médio de custo que cada um dos usuários do IASPI paga é suficiente para manter a sobrevivência do plano. "O Plamta é muito importante para a economia do Estado e para a saúde dos servidores estaduais e seus dependentes, além de ser o responsável por cerca de 60% do faturamento das empresas privadas de saúde", destaca Thiago Brandim.

Segundo o presidente do Sindhospi, Jefferson Campelo, as definições acordadas durante a reunião foram positivas. "As empresas prestam um serviço de excelência para os segurados e sem esse repasse colocaríamos em risco a continuidade da assistência à saúde de quem necessita. Nosso objetivo é manter o equilíbrio entre os interesses dos beneficiários, prestadores de serviços de saúde e o Governo do Estado. Assim, assegurando a permanência de tão importante serviço em benefício dos servidores e seus dependentes, salvaguardando empregos e a economia do município", avalia o presidente do Sindhospi, Jefferson Campelo.